Durante o período de maior crise da pandemia, o INSS suspendeu a prova de vida aos beneficiários do Seguro Social, evitando o aumento dos casos de coronavírus no Brasil.
No mesmo ano, foi apresentado o projeto para prova de vida online. A princípio, a comprovação não era obrigatória, pois o Poder Executivo Federal determinou a suspensão a partir de Março/2020.
Respeitando as novas ordens do Governo Federal, publicadas no Diário Oficial da União (Portaria nº 1.299), a prova de vida será retornada gradualmente a partir de Junho/2021.
Suspensão do Benefício
Com o retorno da prova de vida, aqueles que ainda não realizaram o procedimento podem ter o benefício suspenso temporariamente, até que a comprovação seja realizada novamente.
Para realizar a comprovação agora mesmo, você pode acessar o aplicativo Meu INSS e fazer o cadastro. Vale ressaltar que o aplicativo utiliza dados cadastrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Departamento Nacional de Trânsito (Detran). Para acessar o aplicativo, certifique-se que a biometria esteja cadastrada em pelo menos um dos órgãos mencionados.
Para saber mais informações sobre seus Direitos Previdenciários, entre em contato com um advogado de sua confiança.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!