Você sabe como funciona o processo de adoção?
Ao tomar esta decisão tão importante para a vida dos familiares e da própria criança ou adolescente, você deve procurar pelo Fórum ou Vara da Infância e da Juventude mais próxima a você, apresentando cópias de documentos comprobatórios:
Depois de realizar a entrega de documentos, será a vez do cartório analisar a documentação. Caso seja aprovado, será realizada a avaliação por profissionais da área, que validarão as intenções, o ambiente e a dinâmica familiar.
A próxima etapa requer uma preparação dos envolvidos, assegurando a convicção e o bom entendimento da situação, afinal, é importante considerar sempre que você será o responsável por uma nova vida e seus direitos fundamentais.
Uma vez liberada a habilitação pela justiça, você estará pronto(a) para ingressar o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, e poderá iniciar a busca por uma criança/adolescente.
Caso tenha encontrado o menor e tenha sucesso na aproximação, iniciará a convivência com a família, sempre com acompanhamento da justiça. Após terminar a experiência de 90 dias, a família terá até 15 dias para propor a adoção e, caso seja favorável, a adoção é sentenciada e a criança ou adolescente recebe os direitos de filho.
É importante respeitar os critérios básicos: a idade mínima é de 18 anos, deve haver uma diferença de 16 anos entre o responsável e o perfilhado, mas não há necessidade de laços matrimoniais.
Está interessado em adotar? Nós somos especialistas em direito de família e podemos auxiliá-lo no acompanhamento do pedido de adoção.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!